Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

Juventude, Arte e Cultura II

Jovens em Ação no Projeto

14/01/2014

Jovens do Projeto Juventude Arte & Cultura participa dos 25 anos da Ong Caatinga relatando experiências

publicado por

DSC_0578

No aniversário de 25 anos do Caatinga, comemorado na primeira semana de Dezembro 2013, houve a experiência do Projeto Juventude Arte & Cultura com a jovem Mirelle Belém, do Grupo Jovens Artesão de Granito; e o jovem Josias Lopes, do Grupo Ybyrah Brasil para abrirem a formação da mesa sobre Juventude Rural “Protagonismo e inserção nas atividades produtivas”.

Na ocasião, ambos explicaram o objetivo do projeto que é gerar renda aos jovens do sertão através da fabricação de artesanato com a matéria prima da Caatinga de modo sustentável. Também ressaltaram o trabalho dos quatro grupos, as ações que envolvem capacitações, intercâmbios e exposições em feiras, além de apresentarem os desafios e resultados alcançados.

Josias Lopes apontou como resultados alcançados: a valorização da cultura; reconhecimento do trabalho artesanal; conhecimento adquirido; oportunidade de formação e trabalho. Já Mirelle Belém afirmou que os principais desafios para a juventude rural é: a visibilidade; acesso; investimento; incentivo; educação, políticas públicas e efetivação dos programas para a juventude.

Após a experiência foi aberto o momento para perguntas e colocações em que membros de várias organizações e jovens militantes participaram e colaboraram para a reflexão de qual o lugar do jovem na Agroecologia e área rural.

O Projeto Juventude, Arte & Cultura III é uma ação realizada pelas ONGs Caatinga, Centro Sabiá e Diaconia com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.


Realização: CaatingaCentro SabiáDiaconia
PetrobrasBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing