Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

22/02/2013

Jovens do Projeto Novas Rendas Sertanejas conhecem a experiência da Fundação Casa Grande

publicado por

Nesta quinta-feira, 21, os jovens comunicadores do Projeto Novas Rendas Sertanejas estiveram em Nova Olinda-CE, para conhecer de perto a experiência da Fundação Casa Grande. A visita teve o propósito de mostrar a estes jovens outras experiências em comunicação audiovisual, bem como promover o intercâmbio de conhecimento.

Para a jovem Eliane Rodrigues a Fundação Casa Grande deixa uma grande lição de vida. “O mais interessante da Fundação é o modo como os jovens e crianças se tratam. Eles se respeitam e não tem ninguém melhor ou pior. Existe a cooperação e são eles quem mantém o funcionamento da Fundação”, destaca.

Na visita, eles e elas conheceram o Memorial do Homem Kariri, os estúdios de TV, rádio, editora e o teatro. Nestes espaços, guiados pela jovem Iriane Inácio mais conhecida por “Naninha”, os jovens puderam sanar dúvidas sobre o funcionamento da instituição, processos de produção e desafios do cotidiano da Casa.

Pela manhã, acompanharam também a veiculação da programação da rádio Casa Grande FM e participaram do Programa de MPB. À tarde, foram até o Parque dos Cajueiros, local aberto à comunidade em que crianças e jovens praticam esportes e brincam livremente. Por fim, conheceram o Projeto Sertão Sonoro, no qual crianças e jovens da Fundação construíram programas de rádio com temas ligados à valorização da cultura local através de depoimentos de artesãos, benzedeiras, dentre outros.

Projeto Novas Rendas Sertanejas

Patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, o Projeto Novas Rendas Sertanejas vem desenvolvendo um trabalho de formação em comunicação com um Grupo de 20 jovens rurais do Território Sertão do Araripe Pernambuco. Realizado pelo Caatinga, o Projeto já envolveu estes jovens na produção de materiais de comunicação como boletins informativos, spots, panfletos e programas de rádio.