Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

28/01/2014

Jovens recebem o Primeiro Módulo do Curso “Escola das Águas”

publicado por

 Jovens da Turma de Parnamirim

DSC00433

O Projeto Escola das Águas, que é um sistema de formação com o objetivo de profissionalizar jovens em captação e manejo da água na região semiárida do Nordeste, teve início em Parnamirim nos dias 20,21 e 22, na escola da Comunidade do Entremonte. Já em Granito foi realizado nos dia 23,24 e 25, na Escola de Lagoa Nova.

A Turma de Ouricuri iniciou nessa Segunda-Feira, 27, na Sede Rural do Caatinga, Sítio Lagoa do Urubu e segue até Quarta-Feira, 29. Cada turma formada por 20 jovens, entre 18 e 29 anos de idade; moradores de uma comunidade rural que assumiram o compromisso de ser um divulgador de tecnologias, em sua comunidade, após a participação nos módulos do curso.

Nesse primeiro Módulo foi trabalhado pelas Técnicas do Caatinga “Convivência com o semiárido e gerenciamento de recursos hídricos” apresentando os princípios gerais de convivência no semiárido e logísticas mercadológicas como: Segurança no trabalho; Cálculo de mão de obra e  Atendimento ao Cliente.

Também foram realizadas algumas visitas nas propriedades de agricultores com áreas degradadas, experiências agroecológicas e práticas de campo.

As turmas desse ano receberão o certificado de formação no mês de Setembro.

 

Projeto Escola Das Águas

O projeto com duração de 2 anos que visa capacitar 360 jovens em construção de tecnologias hídricas adaptadas à agricultura familiar; terá 2 cursos com 3 módulos teóricos e 2 módulos práticos.

Além de realizar um intercâmbio anual entre os jovens participantes e agricultores familiares, e prestar assistência técnica nas áreas onde os jovens moram, de modo que tenham maior oportunidade de praticar o que aprenderam; serão realizadas aulas práticas com a construção de Barragens Subterrâneas e Cisternas Calçadão.

A iniciativa é das Ongs Chapada, Caatinga e Cecor e conta com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão –PE – Campus Ouricuri) e o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.