Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

28/08/2013

Metodologias de construção e disseminação de conhecimentos são tema de debates e intercâmbios no Semiárido brasileiro

publicado por

Por Ascom Semear

semear

Entre os dias 23 e 31 de agosto, representantes de diversas organizações, entre grupos produtivos, instituições públicas, não governamentais, de pesquisa e extensão, estarão reunidos na terceira Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear – Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste brasileiro, implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA, com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID.

Com o tema Metodologias de Construção e Disseminação de Conhecimentos, a Rota Estratégica visa discutir as diversas formas utilizadas por organizações com atuação no Semiárido nordestino para a construção e a disseminação de conhecimentos voltados para o desenvolvimento sustentável e equitativo da região, favorecendo o intercâmbio e o aperfeiçoamento das metodologias empregadas. “A ideia é promover uma reflexão, a partir da troca de experiências entre diversos atores sociais, sobre a importância dos processos metodológicos de formação e de gestão do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida da população rural no Semiárido nordestino”, explica Léa Vaz Cardoso, coordenadora do Semear.

Ao longo de oito dias, os participantes viajarão pelos territórios do Sertão do Pajeú e Sertão do Araripe, em Pernambuco e da Borborema, na Paraíba, debatendo conceitos e técnicas relacionados à temática da Rota, visitando iniciativas desenvolvidas por agricultoras e agricultores experimentadores, jovens, educadores e núcleos acadêmicos. A programação da atividade formativa inclui ainda a construção de Planos Conjuntos de Gestão do Conhecimento, a serem elaborados pelas organizações participantes e que poderão contar com o apoio do Programa Semear.

Para realização de sua terceira Rota Estratégica, o Semear conta com a assistência técnica-metodológica da Corporacão Regional Procasur e com o apoio da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa – AS-PTA, Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas – CAATINGA, do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido – NEPPAS.

REDES DE APRENDIZAGEM – O Programa Semear tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população rural e para o desenvolvimento do Semiárido nordestino, por meio do fortalecimento de redes de colaboração e de aprendizagem social e da disseminação de conhecimentos e práticas contextualizados para a convivência com a região. Dentre as estratégias adotadas em seu âmbito, estão as Rotas de Aprendizagem, cuja metodologia, desenvolvida pela organização chilena Procasur, com apoio do FIDA, consiste em viagens planejadas com objetivos formativos, a partir da valorização dos saberes locais. As atividades incluem a sistematização prévia das experiências a serem visitadas e um estudo temático especializado, registrando lições aprendidas e conhecimentos gerados na práxis dos diferentes atores envolvidos.