institucional Programas
impacto de ação institucional informativos
galeria
público Inicial

 

Evento discutirá potencialidades e desafios do bioma Caatinga em Ouricuri

 

Para lembrar o dia nacional da caatinga, instituições, entidades, movimentos sociais e  empresas de Ouricuri – PE se reuniram na segunda-feira (18), a fim de definir os últimos ajustes, para a realização de um encontro, que irá debater as potencialidades e os desafios do bioma na atualidade e para os próximos anos. O evento que pretende reunir cerca de 500 pessoas, entre agricultores/as, estudantes, professores, sociedade civil e representantes de órgãos públicos, acontecerá no salão paroquial da igreja São Sebastião no próximo dia 28 de abril (Dia Nacional da Caatinga).

 Degradação da caatinga, desertificação, impactos de grandes obras planejadas ou já iniciadas na região, código florestal brasileiro, agrotóxicos, lixo e patrimônio genético são alguns dos temas que nortearão o debate. “Como o tempo é curto, a idéia é utilizar uma dinâmica bem interativa durante as falas”, explica o coordenador geral do CAATINGA, Paulo Pedro de Carvalho. 

Além da apresentação dos temas, o evento contará com mais dois espaços: o primeiro será uma plenária, onde as pessoas poderão intervir e opinar sobre o assunto, e o segundo momento, contemplará a sistematização de um conjunto de propostas para elaboração de um documento final do evento, onde sejam listadas as preocupações, os encaminhamentos e os compromissos que serão assumidos para continuidade das ações pela promoção de vida digna para as famílias, aliado à convivência com o bioma caatinga. 

A idéia é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de repensar o modelo de desenvolvimento dominante, buscando uma convivência digna e sustentável com o semiárido, enfatizando a importância de se preservar a natureza com as pessoas no centro das preocupações e vivendo bem. Neste sentido, o CAATINGA, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouricuri (SINDSEP), a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (FETAPE), o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ouricuri (STR-O), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sertão - Campus Ouricuri) e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) estão trabalhando junto com a Igreja Católica.  

O encontro é aberto a toda população e acontecerá das 8h às 12h. A ação faz parte, das manifestações coletivas de um plano de atividades conjuntas, em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, que acontecerão durante todo o ano, as quais envolvem, sobretudo, a Campanha da Fraternidade 2011, que neste ano trás como tema: “Fraternidade e a Vida no Planeta”, e como lema: "A criação geme em dores de parte".  

Bioma caatinga 

A Caatinga é um bioma exclusivo do brasileiro, ou seja, é único em todo planeta. De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), o nordeste é uma das regiões que mais sofrerá os impactos das mudanças climáticas. As previsões dos cientistas apontam para um aumento de temperatura, que pode variar entre 2 e 4 Graus Celsius, e diminuição das chuvas. Com isso, a alta evaporação pode afetar níveis de açudes e outras fontes, a biodiversidade na caatinga, além de causar fortes Impactos na agricultura e, consequentemente, na produção de alimentos e na saúde da população. 

Elka Macedo

Foto: Joabe Santos

Endereço: Av. Engenheiro Camacho, 475 - Renascença
Ouricuri - Pernambuco - Brasil CEP 56200-000
Tel/Fax: (87) 3874-1258 E-mail: comunicacao@caatinga.org.br