Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

13/08/2012

“O maior desafio hoje das CEB’s é aprender a conviver com pessoas de expressão de fé diferente”

publicado por

A afirmação do Pe. José Vileci foi o mote do II Encontro Territorial das CEBs no Araripe

 Por Cristina Lima/Elka Macedo

 

II Encontro Territorial das CEB’s no Araripe Foto: Cristina Lima

Animar as ações das Comunidades Eclesiais de Base no Território Sertão do Araripe. Foi com esse objetivo que cerca de 200 pessoas de várias organizações da região se reuniram no último sábado (11) no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião em Ouricuri (PE). Entre os participantes estavam representantes do Caatinga, Igreja Católica, Sindicatos Rurais, Fetape, Pastoral do Idoso de Ouricuri, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), SINDSEP e também várias comunidades Rurais e Urbanas dos municípios da Região do Araripe.

O evento contou com a participação do Pe. José Vileci que vem ajudando a articular as CEBs no município do Crato (CE) e região. Para ele, o maior entrave da volta das comunidades é a pluralidade religiosa. “Vivemos num mundo onde, existe um grande pluralismo religioso, onde nem todo mundo é católico, então o maior desafio hoje das CEB’s é aprender a conviver com pessoas de expressão de fé diferente”, salienta.

Durante o Encontro foram divididos grupos de trabalho de acordo com os municípios. Cada grupo ficou responsável para elaborar duas propostas que deveriam ser incluídas no objetivo das CEB’s, logo após houve o momento de socialização. O evento foi encerrado com missa celebrada pelo bispo da Diocese de Salgueiro, Dom Magnus.

Para a jovem Iris Maria, membro da PJMP o evento foi marcado pela participação efetiva das comunidades. “Avalio que a participação das comunidades foi um dos momentos mais importantes juntamente com o resgate sobre as CEB´s feito pelo Pe. José Vilaci que ajudou os presentes a compreenderem melhor o surgimento das comunidades”, destacou.