Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

29/07/2013

Oficina de sabonete incentiva organização de agricultoras do Assentamento São Pedro

publicado por

Foto: Zuleide Izidio

Foto: Zuleide Izidio

O Grupo de Mulheres agricultoras do Assentamento São Pedro, município de Parnamirim-PE, participaram no último dia 18 de uma capacitação para a confecção de sabonetes caseiros a partir de extratos de plantas medicinais da caatinga. Na ocasião, elas aprenderam a fazer o sabonete à base de aroeira.

Motivadas pelo conhecimento prático adquirido na oficina que foi ministrada pela agricultora, Fabiana Duarte, moradora da Agrovila Nova Esperança em Ouricuri-PE, o Grupo já planeja iniciar a confecção do produto para consumo e venda na comunidade e em outros espaços de comercialização do município.

A ação realizada pelo Caatinga é uma forma de possibilitar o intercâmbio de experiências entre as comunidades assessoradas pela instituição por meio do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e com isso, mostrar novas possibilidades de geração de renda e convivência com o semiárido.

Para a técnica de campo Zuleide Izídio, que apoiou na realização da formação este é foi um momento de muito envolvimento das mulheres. “O Grupo de Mulheres da comunidade foi criado recentemente, e nessa capacitação elas estavam muito entusiasmadas e reforçaram o desejo em continuar com o trabalho e futuramente ter renda com a confecção dos sabonetes”, destacou.