Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

7/06/2012

Participação de estudantes e plantio de mudas marca Dia do Meio Ambiente em Ouricuri

publicado por

Estudantes e representantes da sociedade civil organizada realizaram ato no Dia do Meio Ambiente Foto: Cristina Teixeira

 

Com uma caravana de crianças e adolescentes de escolas municipais e do Instituto Federal – Campus Ouricuri, o Dia do Meio Ambiente mobilizou a cidade de Ouricuri na última terça-feira. O evento realizado pela Fetape em parceria com instituições como o Caatinga, MPA, Prefeitura Municipal, IF-Sertão, Caatma, STR-O, Programa Saberes da Terra e Igreja Católica trouxe uma programação diversificada em prol das questões ambientais.

Além das falas iniciais que reforçavam a importância da consciência ambiental das pessoas e do compromisso do governo em promover ações que visem a preservação do meio ambiente, houve o plantio de algumas mudas em canteiros da Praça Frei Damião, de onde os participantes saíram em marcha pelas principais ruas.

“Foi um evento muito importante para o município de Ouricuri, porque envolveu uma série de entidades com destaque para a participação da criançada que foi algo inovador. O interessante também é que o evento não se pautou apenas no ‘ambientalismo’, mas se voltou para questões sociais, da pobreza, das mudanças climáticas que impactam diretamente na vida das pessoas”, avalia o Coordenador Geral do Caatinga, Paulo Pedro de Carvalho que facilitou a um dos painéis.

Na ocasião, houveram apresentações artísticas e culturais e palestras temáticas sobre meio ambiente, desertificação, mudanças climáticas, agrotóxicos, entre outros. Os painéis temáticos aconteceram no Salão Paroquial da igreja matriz de São Sebastião, onde houve ainda a entrega de uma carta com propostas ambientais, entre elas a criação de uma secretaria especifica de meio ambiente para o município.