Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cisternas

28/03/2014

Plebiscito popular é tema no último dia da Caravana das Juventudes

publicado por

 

Durante a caravana das Juventudes, a educadora popular Juci Carvalho fala sobre o plebiscito popular

Durante a caravana das Juventudes, a educadora popular Juci Carvalho fala sobre o plebiscito popular

“Essa luta é nossa. Essa luta é do povo. É só lutando que se faz um Brasil novo”.  Foi ao som de músicas de protesto que os jovens que estão participando da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste – Rumo ao III ENA tomaram conhecimento e foram instigados a saber mais sobre o Plebiscito Popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político brasileiro.

A iniciativa dos movimentos de base prevê a coleta de mais de 50 milhões de assinaturas a fim de pressionar o governo a fazer uma reforma política onde a classe trabalhadora seja a maior beneficiária, de modo a garantir direitos básicos como saúde, educação e moradia de qualidade.

Os objetivos e processos organizativos para a coleta de assinaturas do plebiscito foi feita pela educadora popular, Juci Carvalho que em sua fala lembrou a importância da juventude nessa mobilização. “A juventude tem que entrar nessa articulação. Não dá pra falar no plebiscito de um jeito morgado”, convoca a educadora.

Lançado em 15 de novembro de 2013, o plebiscito popular teve iniciativa de mais de 50 organizações da sociedade civil que saíram com a tarefa de mobilizar mais pessoas para e entidades a se juntarem à causa. A coleta de assinaturas acontece de 01 a 07 de setembro deste ano.