Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

9/03/2012

“Precisamos desconstruir o preconceito de gênero”

publicado por

Dia Internacional da Mulher é marcado por manifestação pública em Ouricuri

 

Marcha reune cerca de 500 pessoas em Ouricuri - Foto: Alice Alencar

Faixas, cartazes e rostos expressivos de quem vai às ruas para vencer a luta! Esse foi o cenário da manhã de 08 de março em Ouricuri, na I Marcha Regional pelo Fim da Violência contra a Mulher, organizada pelo Fórum de Mulheres do Araripe.

A concentração do evento, realizada na Praça Frei Damião, teve início às sete e meia da manhã e reuniu aproximadamente 500 pessoas, entre mulheres e homens. Várias entidades se fizeram presentes na Marcha, como o Caatinga, FETAPE, MPA, MTST, Grupo Jurema e a Associação de Mulheres dos municípios de Trindade e Araripina.

A Coordenadora do Fórum de Mulheres do Araripe, Francisca Nunes da Costa, mais conhecida como Tica de Neri, afirma que as expectativas foram superadas, tanto pelo número de homens que participaram do evento, quanto pela quantidade de organizações sociais que se engajaram nessa luta. “Eu acredito que esse foi um grande primeiro passo pra fortalecer essa luta pela conquista efetiva dos direitos da mulher, principalmente para a implantação da Delegacia da Mulher em Ouricuri”, afirma Tica de Neri.

A Marcha das Mulheres seguiu a trajetória prevista, encerrando no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, onde foram distribuídos alguns brindes e feitos os últimos pronunciamentos. “Precisamos desconstruir o preconceito de gênero e que a gente conquiste a igualdade de gênero, e construa um estado laico onde todas as religiões se respeitem, todas as populações, com suas mais diferentes culturas”, finaliza Tica de Neri, reafirmando o ideal do movimento.

O fim da Marcha das Mulheres não significou, porém, o término das atividades em busca dos Direitos das mulheres neste dia. Após o evento os manifestantes se dirigiram ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri (STR-O) onde acontecia uma plenária sobre a Participação das Mulheres nas Políticas Públicas, organizada pelo Movimento Sindical do município. O evento terminou por volta de meio dia.