Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

2/10/2012

Prêmio Betinho: Atitude Cidadã Vote no concurso que valoriza a participação social

publicado por

Por  Renata Olivieri (Jornalista – Rede Mobilizadores COEP)

 

Está aberto o período de votação para o Prêmio Betinho 2012 – Atitude Cidadã. Este ano, 72 participantes de 17 estados e 24 municípios brasileiros concorrem ao prêmio que valoriza aqueles que se mobilizam, em todo o país, para melhorar as condições de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade. A votação é simples, feita pela internet, no site www.coepbrasil.org.br/premiobetinho.

Os candidatos ao Prêmio Betinho são indicados por integrantes da Rede COEP, escolhidos pelas ações sociais que desenvolvem diretamente ou por meio de organizações parceiras dos 26 estados e Distrito Federal.

Lançado pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP Nacional) e a Rede Mobilizadores, o Prêmio, promovido desde 2008, é também uma homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP.

“A motivação para ajudar a transformar a realidade social brasileira é um traço marcante da atuação do COEP, desde sua criação pelo Betinho, em 1993. O Prêmio é uma forma de disseminar esse espírito e dar visibilidade a pessoas comprometidas com a promoção de melhorias na qualidade de vida de sua região”, ressalta André Spitz, presidente do COEP Nacional.

As ações selecionadas têm diversos focos, desde assistência técnica e capacitações para geração de renda, até a promoção do desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.

São histórias como a de casais que tiveram filhos com deficiência e criaram associações
voltadas para esse público, de dependentes químicos em abstinência que agora dão
palestras sobre prevenção de drogas, de mulheres que criaram cooperativas com o objetivo de ajudar as famílias locais e hoje alcançam comunidades em outras regiões, são exemplos assim que o Prêmio procura dar visibilidade.

Participe – A votação é aberta a todos, feita pelo site do Prêmio,
www.coepbrasil.org.br/premiobetinho, de 9 de agosto a 18 de novembro de 2012.