Professores partilham ações em educação contextualizada durante Seminário

Professores, gestores e coordenadores de escolas municipais rurais dos municípios de Ouricuri, Santa Cruz e Parnamirim reuniram-se nesta sexta-feira, 19, no Campus do IF Sertão Ouricuri durante Seminário de encerramento da formação em Educação Contextualizada. O evento realizado pelo IF Sertão em parceria com o Caatinga e apoio da ActionAid Brasil teve como meta capacitar e estimular os professores a incorporarem no cotidiano escolar os processos de educação voltadas para a realidade local. A programação do evento contou com falas sobre a importância da educação contextualizada e seus desafios, além de informações sobre o Projeto Cisternas nas Escolas iniciativa da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com o Caatinga e também acerca do Programa Nacional de Alimentação Escolas (PNAE). Após as falas, representantes de cada escola relataram que ações de educação contextualizada estão sendo desenvolvidas no ambiente escolar. O professor Mestre, Adelson Dias, um dos motivadores da formação destacou que este é um novo jeito de enxergar a educação e de se posicionar quanto ao processo de aprendizagem. “Eu costumo dizer que o ato de educar e de ser professor é muito mais do que dar um conteúdo; é um posicionamento político! O que eu percebo com este trabalho é que nós conseguimos enquanto aprendizado provocar o outro para enxergar que ele pode muito mais do que o que está sendo feito; e eles mostram isso na prática. Acho que o maior aprendizado é perceber que a provocação que a gente fez foi aceita e está gerando resultados que a gente vai conseguir enxergar nas próximas gerações”, avaliou. Entre as ações realizadas nas escolas e socializadas durante o evento, estão atividades sobre a importância da reciclagem do lixo; não uso de agrotóxicos e cuidados com o meio ambiente. Além de ações práticas, os temas foram incorporados no ensino de disciplinas como matemática, português, língua estrangeira, educação física e artes. “Quando falamos em educação contextualizada, nós professores lembramos a importância de valorizar o nosso lugar e mostrar para os nossos alunos a importância de destacar o nosso local e aprender a valorizar cada vez mais o que nós temos, bem como de valorizar a nossa agricultura familiar”, ressaltou Francisco Lima, gestor da Escola Municipal João Tiburcio da Silveira, localizada na comunidade do Poço Dantas no município de Santa Cruz. Formação A formação em educação contextualizada envolveu mais de 30 professores e professoras e foi dividida em três módulos de capacitação. Sendo que no período entre uma formação e outra, cada professor se comprometia em desenvolver e repassar os conhecimentos adquiridos nas suas escolas.

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