Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

19/09/2013

Programação diversificada marca encerramento do Projeto Novas Rendas Sertanejas

publicado por

nrs

Marcado por poesias e dramatização, o Projeto Novas Rendas Sertanejas finalizou no último dia 12, sua primeira etapa no Sertão do Araripe. Realizado pelo Caatinga com patrocínio da Petrobras através do programa Petrobras desenvolvimento & Cidadania, ao longo dos dois anos de execução, a iniciativa envolveu mais de 760 famílias agricultoras da região no fortalecimento da produção da agricultura familiar com base agroecológica.

Após a formação da mesa, os Jovens apresentaram um Cordel Encenado sobre a Agroecologia e o agricultor Francisco de Assis, conhecido também como Pipiu, divertiu o público com suas recitações como “O plantador de milho” de Daudeth Bandeira e “Eu, a cama e Nobelina” de Chico Pedrosa.

O evento aconteceu no auditório do Caatinga no município de Ouricuri, e na ocasião, os presentes receberam sacolas de pano retornáveis, e puderam conhecer as barracas montadas no espaço com produtos agroecológicos, além da exibição do vídeo do projeto. Em seguida, houve uma série de apresentações do que foi realizado nos dois anos de implementação do Novas Rendas Sertanejas.

A jovem agricultora, Eli Alencar representou os Jovens comunicadores do projeto no relato das experiências com as oficinas de comunicação e intercâmbios; o técnico George Soares, apontou os resultados das feiras agroecológicas nos municípios alcançados pelo projeto; e os agricultores e agricultoras da Agrovila Nova Esperança partilharam os benefícios na comunidade após a realização das feiras.

O evento se encerrou com alguns depoimentos e considerações dos convidados.  “Estou muito satisfeito com o que vi, como o engajamento de todos participantes. Esse projeto atende 760 agricultores, então vamos tentar agora a fase de renovação”, afirmou o Gestor de Projetos da Petrobras, Marcos Firmino. Além dele se fizeram presentes agricultores e agricultoras, jovens, funcionários e técnicos do Caatinga, o presidente do Copagro, José Felipe Marra e o Secretário de Agricultura de Ouricuri, Paulo Pedro de Carvalho.