Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cisternas

5/04/2012

Projeto financiado pela União Europeia fortalece parceria entre Caatinga e Centro Sabiá

publicado por

Em reunião, as entidades planejaram o curso do projeto neste primeiro ano de execução

Reunião em Triunfo(PE) para planejamento do Projeto Cidadania Ambiental, financiado pela União Europeia

Contribuir para a redução da pobreza rural, através do acesso a direitos e promoção do desenvolvimento sustentável dos povos que habitam o Semiárido e Ampliar a garantia de direitos e da participação cidadã da população do Semiárido brasileiro, especialmente na incidência sobre o controle social das políticas públicas. Esses são os objetivos do Projeto Cidadania Ambiental: O direito a meios de vida sustentáveis no Semiárido brasileiro.

Neste sentido, membros do Caatinga e Centro Sabiá se reuniram nos últimos dias 03 e 04, em Triunfo (PE) para planejar as atividades que envolverão o primeiro ano do Projeto. Com o financiamento da União Europeia as atividades estão voltadas, especialmente, para mulheres e jovens, pequenos agricultores e lideranças comunitárias nos territórios Sertão do Pajeú e Sertão do Araripe pernambucano, e também para os técnicos das duas instituições.

Também fazem parte do cronograma, capacitações em DHESCAs (Direitos Humanos, Educacionais, Sociais, Culturais e Ambientais), Gênero, lobby e advocacy. Mais que um projeto de fortalecimento das organizações comunitárias, como associações, grupos de jovens e mulheres, sindicatos e conselhos, esta iniciativa vai qualificar a ação do Caatinga e Sabiá em seus territórios de atuação.

O Projeto envolverá 52 comunidades de 13 municípios do Araripe e Pajeú. Além da formação, a iniciativa vai implantar tecnologias de captação e armazenamento de água, como as cisternas calçadão, telhadão e barragens subterrâneas, e também Sistemas Agroflorestais (SAF´s).