Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

30/09/2013

Projeto Cidadania Ambiental realiza I Seminário de Avaliação nesta sexta-feira

publicado por

bioagua

O Projeto Cidadania Ambiental: conquistando o direito à água, financiado pelo Instituto HSBC Solidariedade, chegou ao seu primeiro ano de implementação. Diante disso, o Caatinga realiza o I Seminário de Divulgação das Ações, Resultados e Avaliação Anual do Projeto, nesta sexta-feira, 04, a partir das 8h30, na Agrovila Nova Esperança.

O objetivo do Projeto é preparar as famílias agricultoras do Araripe Pernambucano para uma convivência sustentável com o semiárido, bem como auxiliar na redução da vulnerabilidade em que se encontram tais famílias diante das mudanças climáticas e do processo de desertificação.

Ao longo desses 12 meses foram realizadas ações como: acesso as informações e tecnologias de produção sustentável, implantação de equipamentos de captação, armazenamento e reuso de água, a exemplo o bioágua; instalação de pluviômetros e termômetros, intercâmbios e capacitações, visitas de acompanhamentos e divulgação de tecnologias bem sucedidas.

A iniciativa beneficia cerca de 930 famílias dos municípios de Parnamirim, Trindade, Bodocó, Santa Cruz, Ouricuri e Santa Filomena. Até o final do Projeto está prevista a construção de 10 bioáguas, tecnologia inovadora na região do Araripe pernambucano.

 

Bioágua

A tecnologia de reuso de água servida a partir do Bioágua Familiar consiste num processo de filtragem dos resíduos presentes na água cinza dos domicílios proveniente do chuveiro, lavatório, pia de cozinha, tanque ou máquina de lavar, com exceção da água do vaso sanitário. A água de reuso é utilizada num sistema fechado de irrigação destinado à produção de hortaliças, frutas, plantas medicinais e outros tipos de alimentos.


DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong