Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

23/05/2012

Projeto Comunidade & Criança capacita pais e mães enquanto crianças participam de atividades lúdicas

publicado por

Palestra com as mães da comunidade do Vidéu em Ouricuri (PE) - Foto: Antonia Gomes (Maninha)

O Projeto Comunidade & Criança é voltado para as crianças, mas nas comunidades rurais os pais e mães estão recebendo palestras enquanto esperam os filhos/as. Essa foi uma alternativa que a equipe da Ong Caatinga encontrou para envolver toda a família na ação que conta com o apoio da Actionaid. Para tanto, em todos os encontros são abordados temas como gênero, agroecologia e políticas públicas.

Em Ouricuri, as comunidades de Lagoa Comprida, Téiu, Vidéu e Santa Maria receberam com alegria a iniciativa. Nas localidades foram abordados respectivamente Organização Social e Direitos, Fundos Rotativos Solidários, Direitos da Mulher e Gênero. A atividade conta com o apoio de amigos e parceiros, a exemplo do Grupo de Mulheres Jurema, que vão até o local facilitar as palestras.

Para a colaboradora do Grupo de Mulheres Jurema, Cláudia Xenofonte esse é um momento positivo. “São em espaços como esses que as mulheres se fortalecem e se empoderam cada vez mais dos seus direitos, conhecendo-os e entendendo que é necessário a união de todas para lutarem pela efetivação das Políticas Públicas voltadas para as mulheres”, destacou.

Entre os encaminhamentos que saíram destes momentos está o agendamento de uma nova reunião na comunidade do Teiú para criação do Regimento Interno do Grupo de Mulheres que vai ficar responsável pela gestão do Fundo Rotativo Solidário. O encontro será mediado pela técnica do Caatinga, Cicera Carvalho. A técnica responsável pelo Projeto, Antônia Gomes, mais conhecida como Maninha diz que “são poucos os resultados até o momento, mas já é alguma coisa, principalmente quanto ao empenho de algumas pessoas da comunidade”.