Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

27/01/2012

Projeto Comunidade & Criança já beneficiou mais de 1000 famílias no Araripe

publicado por

 

Crianças da comunidade Tamboril - ouricuri (PE) em atividade Foto: Elka Macedo

 

Com 1250 crianças cadastradas o Projeto Comunidade & Criança: construindo vínculos para o desenvolvimento humano e comunitário, está fazendo a diferença no dia a dia de famílias agricultoras na região do Sertão do Araripe Pernambucano. Além do trabalho lúdico e educativo com crianças de 03 a 10 anos, o Projeto está instalando tecnologias de convivência com o semiárido nas comunidades assistidas.

Realizado pelo Caatinga com o apoio da Actionaid, organização não-governamental que trabalha em mais de 40 países para vencer a pobreza, a iniciativa abrange 50 comunidades rurais nos municípios de Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Granito, Bodocó, Santa Cruz e Santa Filomena.

Para auxiliar no desenvolvimento das comunidades, em menos de um ano, o Projeto já implantou duas cisternas para produção, quatro banheiros em escolas rurais, reformou mais um e melhorou a estrutura de uma associação comunitária . As ações objetivam contribuir para que as famílias, e principalmente as crianças, avancem no campo da educação, saneamento básico e infraestruturas hídricas e na viabilização de atividades produtoras de alimentos.

A técnica responsável pelo Projeto, Antonia da Silva Gomes mais conhecida como Maninha, afirma que as atividades fazem a alegria da criançada. “Para algumas crianças esse é o primeiro contato com lápis de cor, e é gratificante ver a emoção que elas sentem em poder pegar os lápis e desenhar. Gostam muito das brincadeiras sentem-se valorizadas aprendem a viver em sociedade e conseguem quebrar o medo de falar em público”, destaca.