Projeto Escola das Águas abre inscrições para formação de novas turmas

As ONGs Chapada, Caatinga e Cecor estão mobilizando e selecionando jovens para formação das novas turmas de 2015 do Projeto Escola das Águas. As inscrições, que estão abertas desde o dia 20 de janeiro e seguem até 20 de fevereiro, estão voltadas para os/as jovens dos nove municípios de atuação do projeto: Araripina, Exú, Flores, Granito, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena e Serra Talhada.

Entre os critérios de participação, o/a interessado/a deverá ter idade entre 18 e 29 anos, residentes de comunidades rurais, filhos/as de famílias agricultoras, que tenham concluído o Ensino Fundamental II e que sejam reconhecidos como jovens lideranças em suas comunidades.

Segundo a técnica de campo do projeto, Keilla Noronha, entre as estratégias de mobilização utilizada está a realização de reuniões nas comunidades rurais, nos sindicatos dos trabalhadores e conselhos municipais para a apresentação do Escola das Águas. “A ideia dessas reuniões é evitar a evasão dos/as interessados/as, uma vez que eles/as se inscrevem de forma mais consciente”.

O objetivo este ano é estender a oportunidade de formação profissional na área de Captação e Manejo de Água no Semiárido pernambucano para mais jovens, por este motivo é “importante destacar a importância de se esclarecer aos/às interessados/as os compromissos assumidos no ato da inscrição, pois só desta maneira será possível alcançar um relevante aprendizado”, avalia a coordenadora do projeto, Valéria Landim. Ainda segundo a coordenadora, em 2015 as nove turmas deverão ser fechadas com um número de 25 a 30 participantes.

Como se inscrever?

No ato da inscrição os/as candidatos/as deverão apresentar: 01 foto 3/4; xerox do histórico escolar com a conclusão do Ensino Fundamental; xerox do RG, CPF e comprovante de residência, além da ficha de inscrição devidamente preenchida.

• Nos municípios Araripina, Exu e Santa Filomena ligar para o Chapada (87) 3873 – 1102| Keilla Noronha (87) 9991.4491.

• Nos municípios Flores, Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada ligar para Cecor (87) 3831 – 2385 | (87) 9992.3742 | 9100.6111– Kelle Souza.

• Nos municípios Ouricuri, Granito e Parnamirim ligar para o Caatinga (87) 3874 – 1258| Ianda Novaes (87) 9635.452.

As inscrições também poderão ser feitas pelo hotsite do projeto na aba Envolva-se. http://www.projetoescoladasaguas.com.br

Saiba mais sobre o Projeto Escola das Águas

O Projeto Escola das Águas funciona como um sistema de formação de jovens, com o propósito de transformá-los em profissionais habilitados em construção de tecnologias hídricas voltadas para agricultura familiar. A iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), em parceria com o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga) e Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), tem o patrocínio da Petrobras e Governo Federal e conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sertão).

 Fonte: www.projetoescoladasaguas.com.br/

Compartilhe