Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

Juventude, Arte e Cultura II

Jovens em Ação no Projeto

29/08/2011

Projeto Juventude, Arte & Cultura II muda a realidade da juventude rural

publicado por

Projeto Juventude, Arte & Cultura apóia cerca de 400 jovens

Com apenas um ano e meio de execução, o Projeto Juventude, Arte e Cultura (JAC) patrocinado pela Petrobras através do Programa Desenvolvimento e Cidadania, mudou através do artesanato, a realidade de dezenas de jovens que residem nas zonas rurais dos municípios pernambucanos de Ouricuri, Granito, no Sertão do Araripe e Triunfo, Afogados da Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde e São José do Egito, no Sertão do Pajeú.

“Hoje posso afirmar que a minha vida mudou completamente, tanto pessoal como profissional, depois da participação e envolvimento no Projeto Juventude, Arte e Cultura. Tenho certeza que esse projeto já mudou muitas realidades de jovens rurais que agora enxergam a vida de outra forma”, revela a jovem Missilene Ferreira da comunidade Pau-Ferro, no município de Afogados da Ingazeira.

Nesta segunda etapa do projeto, que se estende até dezembro de 2012, o objetivo é consolidar a geração de renda dos grupos de jovens através da produção e comercialização de artesanato da cultura local. Atualmente o Projeto Juventude, Arte e Cultura apoia cerca de 400 jovens, de 16 a 30 anos, que apresentam habilidade na produção do artesanato feitos à base de madeira, sementes, couro, bordados e restos vegetais.

Além da produção, o Projeto está capacitando os grupos na implementação da gestão financeira, economia solidária e sustentabilidade ambiental previstas dentro do plano de negócios construído na primeira etapa do JAC. “O nosso desejo é capacitar os jovens para que tenham autonomia na gestão de seus produtos, e que consequentemente, esses jovens permaneçam no campo”, explica a coordenadora do JAC, Edinalva Nunes.


Realização: CaatingaCentro SabiáDiaconia
PetrobrasBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing