Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

27/06/2012

Projeto voltado à defesa dos direitos de famílias agricultoras será lançado em Ouricuri

publicado por

No próximo dia 02 de julho, as ONGs Caatinga e Centro Sabiá lançarão o Projeto Cidadania Ambiental: O direito a meios de vida sustentáveis no Semiárido brasileiro. A iniciativa, que tem o co-finaciamento da União Europeia, visa contribuir para a redução da pobreza no meio rural, promovendo o acesso a direitos e ao desenvolvimento sustentável dos povos no Semiárido.

O evento terá início às 8h30, no auditório Chico Macena, da ONG Caatinga, que fica localizado na Avenida Engenheiro Camacho, 475, bairro Renascença em Ouricuri, e reunirá representantes de diversas instituições da sociedade civil e do governo do Estado, entre eles a Fetape, PDHC, SEAF-ProRural, Prefeitura Municipal de Ouricuri, Fotear, Cisape, ASA.

Além destes, o Seminário contará com a participação de representantes das comunidades que serão beneficiadas diretamente pelo Projeto. A iniciativa envolverá 52 comunidades de 13 municípios local   izados nos territórios dos Sertões do Araripe e Pajeú de Pernambuco e tem a proposta de fortalecer, principalmente, o protagonismo de mulheres e jovens destas localidades.

Para viabilizar as ações do Projeto, os técnicos/as e as comunidades receberão formações em DHESCA´s (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais), bem como serão orientados a fazer o controle social das políticas públicas voltadas para o campo.

Benefícios

Nos 13 municípios atendidos pelo Projeto, vive uma população total de 279.729 pessoas – das quais 144.190 na área rural (51,5%). Para tanto, espera-se que as atividades repercutam e se multipliquem junto a toda a população rural dos territórios atendidos.

Além disso, com as ações de advocacy, as Políticas Públicas nacionais que venham a ser conquistadas, ou socialmente controladas, poderão beneficiar indiretamente toda a população rural (1.341.515 pessoas, 41,4% do total) do Semiárido brasileiro.