Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

Juventude, Arte e Cultura II

Jovens em Ação no Projeto

3/10/2011

Projeto voltado para jovens rurais é selecionado para prêmio do Banco do Brasil

publicado por

 

Projeto Juventude, Arte & Cultura fortalece a produção artesanal entre jovens no Sertão de Pernambuco (Foto: Cícera Carvalho)

Entre mais de 1.116 inscritos, o Projeto Juventude, Arte & Cultura II (JAC): Gerando Renda para Jovens do Sertão, foi selecionado para concorrer ao prêmio Tecnologia Social promovido pela Fundação Banco do Brasil. Desenvolvido pelas ONG’s Caatinga, Centro Sabiá e Diaconia, com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, o projeto envolve cerca de 400 jovens das zonas rurais do Sertão do Araripe e do Pajeú em Pernambuco.

Os grupos de jovens que estão envolvidos no JAC trabalham com o artesanato confeccionado a partir de matérias-primas típicas da caatinga como sementes, palhas, couro e madeira. O material utilizado é retirado da natureza de forma sustentável e com isso, além da profissionalização os jovens também desenvolvem uma consciência ambiental.

Após essa etapa de certificação onde foram selecionadas 264 experiências, o projeto passará a compor o Banco de Tecnologias Sociais da fundação e concorrerá à próxima etapa do Prêmio, na qual serão listadas as finalistas que terão suas ações registradas em vídeo e folders. O resultado da tecnologia vencedora deverá ser divulgado em 22 de novembro.

O prêmio

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, foi criado em 2001, com o intuito de reconhecer e certificar ações que apresentem respostas efetivas para diferentes demandas sociais e possam integrar o Banco de Tecnologias Sociais da instituição financeira.


Realização: CaatingaCentro SabiáDiaconia
PetrobrasBrasil - Governo Federal
DoDesign-s Design & Marketing