Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

29/05/2013

Rádio poste é espaço de aprendizado para crianças e jovens em comunidade rural da Bahia

publicado por

Foto: Eli Pereira

Foto: Eli Pereira

Jovens e crianças ocupam rádio para falar de direitos. É assim o cotidiano da Escola Santo Antonio na comunidade de Barra, no município de Ichu na Bahia. Beneficiada com a instalação de uma rádio poste através do projeto Comunicação pelos Direitos na região sisaleira, apoiado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), os estudantes soltam a voz e discutem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), levando informação e reflexão para os moradores da localidade.

Mas nem só de informação vive a rádio. Na hora do recreio a programação musical é para as crianças se divertirem. Brincadeiras de rodas, coreografias, riso e muita alegria ao som de músicas infantis que fazem a festa da garotada. Só tem uma regra: Nada de música pejorativa! A ideia é veicular canções de artistas da terra e composições que eduquem.

“Depois da chegada da rádio poste, percebemos a desenvoltura dos jovens e como eles percebem o seu direito à comunicação. Há ainda uma receptividade enorme da comunidade”, destaca a coordenadora da Escola, Normandia Lima.

Além disso, os eventos da escola que trabalha com a educação para a convivência com o semiárido, são veiculados na rádio poste e também levados para a rádio comunitária Independente FM, única rádio do município de Ichu. O veiculo de comunicação foi adquirido com muita luta e hoje é gerido pela associação. A rádio também pode ser acessada pela internet no endereço WWW.independentefm.com.


DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong