Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

13/01/2014

Recuperação de poço muda a vida de famílias do Sítio São João em Ouricuri

publicado por

Foto: Maninha Gomes

Foto: Maninha Gomes

Há anos desativado, o poço perfurado no Sítio São João em Ouricuri já não auxiliava as famílias que moram na comunidade, pois com a bomba manual quebrada era impossível pegar a água que jorrava da tecnologia. No entanto, ao final de 2013 os moradores receberam a boa nova, o poço foi recuperado.

A manutenção que englobou a compra de uma bomba elétrica, instalação, compra de caixa d’agua e recuperação da estrutura foi feita pelo Caatinga com apoio da ActionAid e de um doador  (pessoa física), que se comoveu com a situação vivida pelas famílias no período de estiagem prolongada e doou recursos para compra de parte do material.

O maior retorno está nos rostos das famílias, que novamente podem contar com a água do poço para saciar a sede dos animais e também para afazeres domésticos. Com um tratamento da água é possível até consumi-la.

Com a recuperação do poço Dona Amália que mora há muitos anos na comunidade já faz planos, e assegura que vai cercar um espaço próximo ao poço para plantar hortaliças e melhorar a alimentação de sua família. “Que Deus abençoe as pessoas que ajudam o Caatinga a ajudar a gente”, agradece a agricultora aposentada.