Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

16/10/2012

Reunião com Assessor Especial do MDA anima interlocução da ASA com o Governo

publicado por

Na manhã desta terça-feira, 16, membros da Coordenação Executiva da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e de outras instituições da sociedade civil ligadas à Articulação como o Caatinga, Centro Sabiá, Diaconia e FETAPE se reuniram com o Coordenador de Políticas Públicas para o Semiárido do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Rodrigues, na sede da AP1MC em Recife para discutir propostas de ações especificas para o semiárido brasileiro.

Entre as sugestões da ASA forma citados o estoque de água através das tecnologias de convivência como as cisternas de placas e calçadão, efetivação de uma assistência técnica com especial atenção a realidade do semiárido, bem como a manutenção, resgate e fortalecimento da produção das sementes crioulas.

Esta foi a primeira reunião realizada pelo Coordenador depois de anunciada a criação e titulação da assessoria especial ligada ao gabinete do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Neste sentido, Jerônimo Rodrigues priorizou o diálogo com a ASA nestes primeiros passos desta sua nova função, dentro de um processo de elaboração do Plano de Ações do Governo Federal para a região semiárida.

“Foi um bom debate. A gente levantou várias questões sobre políticas que não estão adequadas á realidade do semiárido e levamos um conjunto de propostas que foi muito bem aceita e avaliada pelo assessor que colocou o interesse do MDA em fazer a interlocução direta e prioritária com a ASA aqui no semiárido”, avalia o Coordenador Geral do Caatinga, Paulo Pedro de Carvalho.

Como encaminhamento a Articulação se comprometeu a sistematizar as propostas e manter o diálogo com o MDA, de modo que estas possa ser incorporada ao Plano que será apresentado à presidenta Dilma Roussef até meados de novembro, para que o recurso necessário para implantação destas ações seja previsto ainda no orçamento do próximo ano.