Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

16/01/2012

Reunião com MDA traçará rumos do Garantia Safra na região do Araripe

publicado por

Centenas de pessoas saíram em marcha nas ruas de Ouricuri. Foto: Elka Macedo

Na manhã desta segunda-feira (16), ainda na concentração para o ato público em protesto pelo atraso do pagamento do Garantia Safra, membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri (PE) receberam a notícia de que havia sido agendada uma audiência com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para tratar sobre o assunto.

Com a recente boa notícia e munidos de faixas e bandeiras, os mais de 800 manifestantes vindos de todos os municípios que compõem a região do Araripe pernambucano, saíram em marcha pelas principais ruas de Ouricuri. O objetivo foi de chamar a atenção da sociedade e do governo para a urgência na liberação deste recurso, que auxilia milhares de famílias agricultoras do semiárido brasileiro que perderam a safra devido a fenômenos climáticos, como a seca.

Na ocasião, estiveram presentes agricultores e agricultoras, membros de entidades de apoio e ONG´s como Caatinga, Chapada e Capacit, além de representantes do IPA, Secretaria de Agricultura Familiar do estado de Pernambuco e das Prefeituras Municipais do Sertão do Araripe.

Para o Secretário de organização e formação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri (STR-O), Everaldo Valério Teixeira, mesmo com pouco tempo para mobilização a participação das pessoas foi expressiva. “Foi muito importante ver que as pessoas estão ativas para reivindicar os seus direitos. Assim que começamos o movimento, já recebemos a informação de que a audiência com o MDA havia sido marcada para negociar o Garantia Safra e enquadrar, pelo menos, mais vinte municípios pernambucanos na lista de beneficiários, entre eles Ouricuri”, destaca.

A audiência acontece, segundo informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), na próxima quarta-feira (18) em Brasília. Neste sentido, foram eleitos após o ato, dois representantes para participar do momento. São eles: Antonio Francisco (Ferrinho), Presidente STR-O e Merivânia da Silva Barros, Secretária de Política Agrícola do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Filomena.


DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong