Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

26/03/2014

Ritmos nordestinos encantam noite de abertura da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste – Rumo ao III ENA

publicado por

DSC_1144

Diversidades de ritmos e culturas foram marcantes na noite de abertura da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste – Rumo ao III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA), na noite dessa terça-feira, 25.

A representação artística dos Estados da Paraíba, Maranhão, Ceará, Alagoas, Bahia e Pernambuco pelas crianças do projeto Comunidade & Criança realizado pelo Caatinga com apoio da  ActionAid, foi uma acolhida às juventudes rurais que se reuniram no Sítio Lagoa do Urubu, em Ouricuri, para promoverem o intercâmbio de informações, experiências e debates sobre o modelo de desenvolvimento atual.

Após a mística de abertura, foi composta uma mesa com os coordenadores e coordenadoras do evento para as boas vindas.  A Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste é uma realização da Ong Caatinga, Centro Sabiá, Articulação Nacional de Agroecologia – ANA, Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA, CETRA, ASSEMA, ActionAid e Terra dos Homens.

“Nós temos o desafio de nesses dias, pautar, refletir e debater sobre as discussões que iremos levar para o III ENA, para assim fortalecer os outros territórios” afirmou Francinaldo Matos, representante da ActionAid – Pernambuco.

As rotas e suas experiências

A partir dessa quarta feira, os participantes e as participantes da Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste, irão conhecer algumas experiências agroecológicas do território do Araripe pernambucano, bem como os impactos da ferrovia Transnordestina e do polo gesseiro em algumas comunidades.  Para isso, serão distribuídas cinco rotas entre os municípios de Araripina, Trindade, Exu, Granito, Ouricuri, Santa Filomena e Parnamirim.