Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cisternas

6/12/2013

Segunda palestra do Caatinga 25 anos aborda Convivência com o Semiárido “Do combater para conviver, avanços e perspectivas”

publicado por

Foto Matéria

 

Na manhã dessa quinta-feira,05, após o momento cultural com a Trup Errante, foi formada a mesa para o debate: Convivência com o Semiárido “Do combater para conviver, avanços e perspectivas”. Para abordar a temática foram convidados Antônio Barbosa, coordenador do Programa Uma Terra Duas Águas;  Níuma Lopes, agricultora da Comunidade do Canto Alegre e a Agricultora Experimentadora em Parnamirim, Socorro Neto.

Na ocasião Antônio Barbosa resgatou o início das articulações para combater a dependência das frentes de emergências, atuadas pelo governo até o ano de 93, e pensar políticas públicas para o Semiárido. Ele também comentou a evolução das reformulações dos movimentos no ano de 99 e a contribuição do Caatinga para esse processo.

Segundo ele 2003 a 2004 foi o período em que o governo despertou para as políticas públicas diante das articulações para convivência com o Semiárido e ressaltou a importância da participação do Caatinga no movimento. “Água! nós não temos problema com água. Nosso problema é não ter onde guardar a água. É aí onde o Caatinga vem somar nos programas para convivência com a seca, implantando as tecnologias ” afirmou Barbosa.

Na palestra as agricultoras Socorro e Níuma relataram os conhecimentos que foram agregando ao longo do tempo para conviver da melhor maneira com a seca, além da importância da educação contextualizada. “Foi na escola rural que aprendi a importância de se ensinar o que é conviver com o semiárido. A conhecer a sua vegetação, a não desmatar, não realizar queimadas, cuidar do solo e a captar água”. comentou Níuma Lopes.

Em seguida, representantes de outras organizações, agricultores e agricultoras foram colaborando com o debate, fazendo perguntas a mesa ou relatando suas próprias experiências. Tornando ainda mais rico o momento

A semana do Caatinga 25 anos Celebrando a Fartura da Vida é realizada na sede Rural no Sítio Lagoa do Urubu e nessa noite haverá a apresentação do Grupo Baião Mais Eu. No local também acontece a feira de Saberes e Sabores e a Exposição Caatinga 25 anos.