Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

18/03/2013

Semanas de Direitos Humanos leva ações de cidadania a todas as regiões do Estado

publicado por

Equipes da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, vão percorrer as 12 Regiões de Desenvolvimento com ações de cidadania e Direitos Humanos

Por Ascom Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

As ações de preservação dos direitos da criança e do adolescente, do idoso, da mulher, do público LGBT estão sendo ampliadas, cada vez mais, em Pernambuco. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos efetivam as políticas públicas nestas áreas no Recife e em todas as regiões do Estado.

Por isso realiza, a partir desta segunda-feira, 18, as Semanas de Direitos Humanos, que tem por objetivo informar a população sobre seus direitos e deveres na busca da cidadania e na prevenção à violência. O evento vai contar com palestras, oficinas, orientações, emissão de documentos, atendimentos sobre mediação de conflitos e defesa do consumidor, culminando com o “Seminário Regional: Pernambuco pelos Direitos Humanos” em cada uma das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, voltado à atualização do Plano Estadual de Direitos Humanos.

De acordo com a secretária Laura Gomes, durante os seminários serão apresentadas propostas para a elaboração do documento. Em 2012, foram 920 propostas encaminhadas à secretaria resultantes dos seminários para a composição do Plano. Ainda segundo Laura Gomes, as semanas abrem espaço para sociedade civil organizada para apresentação de demandas e denúncias.

Este é o terceiro ano de realização das Semanas de Direitos Humanos que vai de março a setembro de 2013. O evento é uma solicitação da sociedade e das redes parceiras, como secretarias municipais, instituições de assistência social, principalmente no interior, na busca de informações sobre políticas públicas de combate às violações e  prevenção à violência.

Em 2012, as semanas contemplaram 143 cidades, com 392 ações, e beneficiou um público de 9.121 pessoas. Para este ano, com a ampliação das atividades para a sociedade civil, a expectativa é que esse público seja duplicado, informa o secretário executivo, Paulo Moraes.