Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

11/07/2013

Sertão do Araripe recebe oficina sobre direito à comunicação

publicado por

images

O Centro de Cultura Luiz Freire realizará no próximo dia 12 de julho, uma oficina sobre direito à comunicação. Podem participar do encontro, que acontece no auditório da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), em Ouricuri, estudantes, comunicadores, integrantes de grupos da juventude ou de movimentos sociais não só de Ouricuri, mas de todos os municípios da região do Araripe de Pernambuco. “Queremos um público diverso, que possa usar os conhecimentos adquiridos para realmente fazer a diferença em sua comunidade e no nosso país”, informa Ivan Moraes Filho, facilitador da oficina.

Das 8h às 13h, os participantes irão discutir como andam as políticas públicas que deveriam garantir o direito à comunicação à população e também aprofundar seus conhecimentos sobre a legislação sobre o tema no âmbito nacional. A liberdade de expressão está garantida para todas as pessoas do Brasil? Qual é a importância da comunicação local para o exercício da cidadania? Qual é a relação da comunicação como os demais direitos humanos?  Na ocasião, será apresentada a Lei da Mídia Democrática, um projeto de iniciativa popular lançado em maio e que pretende levar ao Congresso 1,3 milhão de assinaturas de cidadãos e cidadãs que gostariam de ter uma mídia mais plural, transparente e diversa.

A oficina faz parte de um conjunto de encontros que estão sendo realizados em todas as Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco e tem o intuito de fortalecer a busca da liberdade de expressão e do direito à comunicação por todo o estado. “Em 2009 foi realizada a I Conferência Nacional de Comunicação, que, em sua etapa estadual, teve uma presença muito importante do pessoal que vinha discutindo esses temas no interior. A gente compreende que é preciso que o diálogo entre estes grupos seja cada vez mais articulado”, explica Ivan.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo e-mail landimmari@gmail.com ou diretamente na fan page do Facebook do CCLF (www.facebook.com/CentroLuizFreire).