Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

10/05/2012

Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem é criado durante Audiência Pública

publicado por

Márcio Moura cita algumas reivindicações antes da entrega da carta - Foto: Elka Macedo

Em Audiência Pública realizada nesta quinta-feira (10), no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Sebastião em Ouricuri (PE), foi criada o Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem com o objetivo de mapear e levar ao governo do estado as principais demandas da sociedade, em especial das famílias agricultoras, no que diz respeito à seca. Durante o evento que reuniu cerca de 400 pessoas, os deputados estaduais e representantes do governo do estado se comprometeram  a encaminhar todos os documentos entregues na audiência ao governador Eduardo Campos.

Na ocasião, o Coordenador de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas do Caatinga, Márcio Moura, em nome de instituições como a Federação dos/as trabalhadores/as na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Polo Sindical do Araripe e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, entregou nas mãos do Coordenador do Comitê, Reginaldo Alves, a carta com as demandas emergenciais dos agricultores familiares para este período de seca.

No documento foram listadas solicitações como antecipação do pagamento do garantia safra para primeira quinzena de maio e universalização da construção de cisternas de placas de 16 mil litros e de 52 mil litros em todos os municípios do semiárido pernambucano. Em sua fala, o Coordenador do Meio Ambiente da Fetape, Antonio Francisco da Silva (Ferrinho) lembrou que caso o governo não implemente ações a curto prazo para amenizar os efeitos da estiagem, os/as agricultores/as vão fazer manifestações na rua.

A audiência partiu de uma demanda da sociedade civil organizada, representada pela Fetape, Polo Sindical e Caatinga, que precisava de um espaço para colocar as dificuldades enfrentadas, principalmente pelas famílias agricultores neste período de estiagem; e contou com o apoio efetivo, da Deputada Isabel Cristina, por meio das Comissões de Negócios Municipais e de Agricultura, Pecuária e Política Rural, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

O evento contou com a presença de representantes das Secretarias Estaduais de Agricultura e Reforma Agrária e de Recursos Hídricos e Energéticos, prefeitos municipais do Araripe e os deputados estaduais Odacy Amorim e Isabel Cristina.