Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

10/05/2012

Técnicos/as do Centro Sabiá e Caatinga são capacitados/as em DHESCA`s

publicado por

A oficina de formação em serviço sobre DHESCA’s foi realizada nos dias 07, 08 e 09 de maio no município de Triunfo – PE

Por Alberto Barros, Ianda Novais, Janaina Ferraz, Josefa Santana, Juvenal Ferraz e Tânia Barros

 

Oficina de DHESCA's reuniu cerca de 30 técnicos/as do Centro Sabiá e Caatinga - Foto: Gleidson Carlos

Com o objetivo de promover um ambiente reflexivo sobre a importância estratégica das políticas públicas no aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito no Brasil, foi realizada entre os dias 07 e 09 de maio, em Triunfo (PE), a oficina de formação em serviço sobre Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DHESCA`s).

A oficina foi facilitada  pelo Educador Social e Ativista de Direitos Humanos do Centro de Cultura Luiz Freire, André Araripe. O evento contou com exibições de vídeos, debates e leituras de textos sobre o tema. Foram realizadas ainda, visitas à comunidade Quilombola de Águas Claras (Triunfo-PE) e à comunidade de Santana dos Guerras (Santa Cruz da Baixa Verde – PE) onde foi feito junto aos agricultores/as um resgate sobre a história das comunidades na luta pelos direitos.

Esta atividade é uma das ações do projeto Cidadania Ambiental: O direito a meios de vida sustentáveis no semiarido brasileiro, realizado pelas Organizações Não Governamentais Centro Sabiá e Caatinga, com o co-financiamento da União Européia, que prevê a promoção da consciência ativa e cidadã dos agricultores familiares e lideranças comunitárias, em especial jovens e mulheres.

O facilitador do encontro, André Araripe destacou que “Esta capacitação vai ajudar os participantes a ter um alinhamento político e contextual da forma como as instituições irão atuar e trabalhar a partir dos DHESCA’s”. As ações do Projeto serão realizadas em treze municípios do Sertão do Pajeú e Araripe.  A próxima atividade acontecerá nos dias 02 e 03 de junho no município de Ouricuri-PE.