Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cisternas

Agroecologia

24/04/2017

Agricultores/as do Araripe, adotam prática de plantio em curva de nível

publicado por

O território do Araripe Pernambucano, é uma região que sofre com a degradação ambiental, muitas áreas desmatadas, deixando o solo cada vez mais empobrecido, e vulnerável a ação das chuvas, vento e sol, que por não ter mais uma cobertura que proteja a terra, as águas e os ventos acabam carregando a matéria orgânica  que está sobre  o solo, deixando desprovido dos nutrientes necessários para produzir bem,   Clique para ler o texto completo »


6/04/2017

Belo Horizonte receberá o IV ENA em 2018

publicado por

ANA

Articulação Nacional de Agroecologia (ANA),que é uma rede nacional composta por organizações, redes regionais e movimentos sociais de abrangência nacional e regional. Ancorada no princípio da “unidade na diversidade”, a ANA tem como objetivo construir convergências políticas e uma expressão pública unitária em torno a um projeto de transformação do mundo rural brasileiro fundado na defesa da agricultura familiar camponesa e dos povos e comunidades tradicionais em suas múltiplas expressões e identidades.

A ANA, tem realizado Encontro Nacionais de Agroeoclogia – ENAs, Como oportunidades para a realização de balanços e sínteses coletivas sobre os avanços e desafios do campo agroecológico brasileiro, os Encontros Nacionais de Agroecologia (ENAs) têm exercido papel determinante na afirmação política dos diversificados segmentos da sociedade identificados com a alternativa agroecológica que se constrói de forma descentralizada em todo Brasil.

giovanne

Hoje encerrou mais uma Plenária Nacional da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), na qual foi definida a cidade de Belo Horizonte, para receber o IV ENA, em 2018, a missão agora é convocar o processo de mobilização para construção do IV Encontro Nacional de Agroecologia. Aprendendo com as experiências de construção da Agroecologia nas cidades e no campo, para estreitar as relações e quebrar as barreiras na construção de uma sociedade mais justa e sustentável para todas as pessoas

 

 


6/04/2017

Fórum de mulheres de Pernambuco se reúne no Araripe

publicado por

Com muita alegria e disposição, mulheres representando todas as regiões de Pernambuco, se reúnem no Território do Araripe nestes dias 06 , 07 e 08  de abril. O encontro do Fórum de mulheres de Pernambuco, tem como objetivo fortalecer a luta das mulheres em todo o estado, através das trocas de experiência de lutas, avaliação das ações, e planejamento de atividades e ações de incidência do Fórum para os próximos meses.

DSC_0008

O encontro começou com bastante alegria e empolgação por parte das participantes que trouxeram em suas falas, as principais pautas de luta, enfrentadas nos territórios de atuação.

“O sertão do Araripe é uma região muito extensa, temos mulheres que atuam em 11 cidades da região. É uma região em que ainda precisamos muito avançar na mobilização das mulheres, todavia temos muitas companheiras de muita luta e garra. Conta Tica de Nere, do Fórum de mulheres do Araraipe.

O encontro acontece no auditório do Caatinga, e segue até o dia 08, as mulheres trazem bastante resistência e força para continuar a luta, segundo as avaliações, no cenário nacional, os desafios aumentam a cada. E existe uma necessidade imensa de maior união, e fortalecimento coletivo.


22/03/2017

Lançamento do livro Olhares Agroecologicos

publicado por

Aconteceu ontem (21), no Rio de Janeiro o lançamento do livro Olhares agroecológicos. A publicação traz resultados de estudos socioeconômicos realizados em vários territórios Brasileiros, o estudo foi realizado a partir da identificação dos diferentes tipos de agriculturas presentes nos territórios e a viabilidade econômica, ambiental, social de cada tipo. Entre os territórios estudados, está o Araripe Pernambucano. O Caatinga através do Coordenador de Políticas Públicas, Giovanne Henrique Sátiro Xenofonte, esteve presente no evento.

foto evento RJ

 


22/03/2017

Manifesto: Água é Direito de Todas/os

publicado por

manifesto da ASA CORRIGIDO COM DATA


Próxima Página »

DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong