Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-hortas

Bioma Caatinga

24/04/2017

Agricultores/as do Araripe, adotam prática de plantio em curva de nível

publicado por

O território do Araripe Pernambucano, é uma região que sofre com a degradação ambiental, muitas áreas desmatadas, deixando o solo cada vez mais empobrecido, e vulnerável a ação das chuvas, vento e sol, que por não ter mais uma cobertura que proteja a terra, as águas e os ventos acabam carregando a matéria orgânica  que está sobre  o solo, deixando desprovido dos nutrientes necessários para produzir bem,   Clique para ler o texto completo »


16/01/2017

Rede Araripe realiza encontro de Saberes da Caatinga

publicado por

cartaz-encontro-de-saberes-da-caatingaAdeptos de práticas e culturas milenares que ainda persistem do interior do Nordeste vão se reunir na Chapada do Araripe para trocar conhecimentos, no período de 20 a 22 de janeiro de 2017. No Encontro Saberes da Caatinga, cerca de 150 parteiras, rezadores e raizeiros de Pernambuco, Ceará e Piauí pretendem fortalecer essas práticas de nascimento e cura, ligadas à natureza. O evento será realizado na Chácara Paraíso da Serra, no município de Exu, no Sertão do Araripe.

“Queremos incentivar o conhecimento da sabedoria ancestral de cura”, explica Antonio Alencar Sampaio, um dos idealizadores e organizadores do encontro, realizado pela Rede de Agricultores Experimentadores do Araripe, com apoio de instituições como a Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Embora o encontro não seja aberto ao público em geral, há cem vagas para o curso de aprendiz de raizeiro para quem deseja  aprender a manejar e saber mais sobre o uso terapêutico das plantas. Custa R$ 20 e a inscrição pode ser feita pelo endereço saberesdacaatinga@gmail.com

Um dos participantes do  evento será o  médico fitoterapeuta Celerino Carriconde


29/06/2016

Dia da educação e da Caatinga

publicado por


23/03/2016

Resgate, troca e multiplicação de sementes marcam Feira de saberes e sabores

publicado por

DSC_0293

“A semente resgatada, novamente ver plantada”. O trecho de um dos versos do poeta Alan Sales evoca o sentimento de muitos dos agricultores e agricultoras que em espaços como o I Encontro Estadual de Sementes Crioulas reencontram espécies de sementes que há muito não viam. Foi assim, na feira de saberes e sabores que aconteceu no fim da tarde desta terça-feira, 22, que os participantes puderam trocar, multiplicar e resgatar sementes de milho, feijão, fava, guandu, gergelim e tantas outras que fazem parte da vida dos sertanejos e sertanejas.

Clique para ler o texto completo »


23/03/2016

Documentário traz reflexão sobre a importância das sementes crioulas e o papel das mulheres no desenvolvimento da agroecologia

publicado por

Por Gabriel Ramos – comunicador da Ong Chapada
DSC_0223

Diante um cenário de produção convencional, a agroecologia surge como uma alternativa de produção familiar que possibilita que agricultores e agricultoras respeitem o meio ambiente, gerem renda, valorizem o trabalho da mulher e possibilitem à juventude a permanecia dela no campo, tudo isso com uma produção diversificada de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.

Clique para ler o texto completo »


Próxima Página »

DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong