Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

Cooperação técnica

15/03/2016

Conheça algumas das ações da Ong Caatinga

publicado por


2/03/2016

Estudo de agroecossistemas do Araripe permite reflexão sobre a diversidade da agricultura familiar

publicado por

DSC_0115

No território sertão do Araripe pernambucano, a agricultura familiar ainda é a atividade econômica predominante. Embora seja uma das mais importantes fontes de renda da população, ela não se limita a uma forma única de produção. Se de um lado as famílias primam por uma produção limpa que gere saúde e renda, por outro agricultores e agricultoras se especializam em algum tipo de cultivo ou na criação de animais para gerar renda. Independente do modo de fazer, no território os camponeses e camponesas sofrem impactos diretos seja dos conflitos de terra, agronegócio, uso de agrotóxicos, gesso ou transnordestina –  fatores que abalam significativamente a produção e a vida no campo.

Clique para ler o texto completo »


29/02/2016

Matéria TV: Caravana Agroecológica e Cultural do Araripe

publicado por

A Caravana Agroecológica e Cultural reuniu pessoas de 10 estados do país para refletir sobre os tipos de agricultura do território do Araripe e a partir desta reflexão responder por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?


27/02/2016

Caravana tem início com discussão sobre contradições do Araripe

publicado por

Por Eduardo Amorim – comunicador do Centro Sabiá

DSC_0106

O primeiro dia da Caravana do Araripe foi marcado pelos encontros de pessoas com trajetórias muito diferentes, mas que têm em comum o interesse por uma forma mais ecológica de fazer agricultura e o respeito pela região mais a Oeste de Pernambuco. Organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), o encontro está sendo sediado pela ONG Caatinga, em Ouricuri, e conta com cerca de 120 pessoas de todos os estados do semiárido, além do Rio de Janeiro e de Brasília.

Clique para ler o texto completo »


19/02/2016

Território do Araripe é sede da Caravana Agroecológica e Cultural que reúne pessoas de todo o Semiárido

publicado por

Caravana_Araripe

Cerca de 120 pessoas de todos os estados do Semiárido brasileiro se reunirão entre os dias 25 e 27 de fevereiro no município de Ouricuri, no território do Araripe pernambucano, durante a Caravana Agroecológica e Cultural do Araripe. O evento tem o objetivo de percorrer algumas experiências de famílias agricultoras da região que retratem as diferentes formas de produção a exemplo dos sistemas agroecológicos, irrigação, bovinocultura e alternativas para a convivência com o Semiárido.

Os conflitos por terra e os impactos da transnordestina e do polo gesseiro também serão conhecidos e debatidos pelos participantes da Caravana. A iniciativa é da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) em parceria com a ONG Caatinga,  Rede Ater Nordeste, Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa). A programação inclui também a apresentação dos resultados do “Estudo de Viabilidade Econômica e Ecológica dos Agroecossistemas do Semiárido” realizado em três agroecossistemas do território do Araripe.

Clique para ler o texto completo »


Próxima Página »