Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-cabras

Mudanças climáticas

19/02/2016

Recuperação do volume do Lago de Sobradinho não garante segurança hídrica no Vale do São Francisco em 2016

publicado por

Por comunicação Irpaa

IMG_0885

As fortes chuvas que caíram no Vale do São Francisco em janeiro deste ano animaram as/os ribeirinhos. O Lago de Sobradinho, que no mês de novembro de 2015 quase chegou ao seu volume morto, agora já ultrapassa 26% do seu volume útil, segundo Boletim da ANA – Agência Nacional de Águas. Isso se deve à elevada vazão de afluência de 5,5 mil m3/s, 14% superior à média histórica do período 1931-2014 e 295% superior à média dos últimos dois anos para o mês de fevereiro.

Porém, é preciso atentar que este dado não representa segurança no tocante aos diversos usos da água do São Francisco, se considerar que a vazão de defluência do lago é regulada conforme os interesses dos grandes empreendedores, de modo que em meados de 2014 o volume do lago foi reduzido num ritmo de 6% ao mês e em 2015 em 1,5% ao mês, chegando ao final do ano com menos de 2% do volume útil. Isto significa que ao final deste ano o cenário do ano anterior pode se repetir.

Clique para ler o texto completo »


1/02/2016

Confira o balanço do impacto das ações do Caatinga junto às famílias agricultoras do Araripe

publicado por

Programa Agricultura Familiar em Debate #12.12.2015 by Caatinga on Mixcloud


1/02/2016

No dia mundial do solo, nosso programa de rádio traz informações sobre a preservação e cuidado com a terra

publicado por

Programa Agricultura Familiar em Debate #05.12.2015 by Caatinga on Mixcloud


15/12/2015

Em reunião da Comissão de Combate à Desertificação, ASA reforça ações para um Semiárido Vivo!

publicado por

Por Catarina de Angola – Asacom

14.12_cncd

Nos dias 07 e 08 de dezembro, aconteceu em Brasília DF a VI Reunião Extraordinária da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), que reuniu representantes da sociedade civil e de governos estaduais e federais. Na pauta da reunião, a implementação da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Lei Nº 13.153), instituída em julho deste ano, a análise dos resultados da participação do Brasil na Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Combate à Desertificação (UNCCD COP 12), que aconteceu em outubro na Turquia, além do lançamento de publicações.

Clique para ler o texto completo »


20/10/2015

Ações da ASA são apresentadas durante a COP 12 na Turquia

publicado por

COP 12 (1)

A implantação de tecnologias de convivência e a mobilização social das famílias que residem no Semiárido do nosso país, ações desenvolvidas pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) foram alguns dos bons exemplos pautados durante a Conferência das Partes da ONU da Convenção de Combate à Desertificação – COP 12/UNCCD. O evento que reúne dezenas de países membros em Ankara na Turquia, teve inicio no dia 12 de outubro e segue até o próximo dia 23.

Clique para ler o texto completo »


Próxima Página »