Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-mudas

Mulheres em ação

28/04/2017

Ouricuri adere a Greve Geral

publicado por

Na manhã, desta sexta feira, as principais ruas de Ouricuri, no sertão do Araripe Pernambucano, foram tomadas por centenas de manifestantes, que aderiram a agenda de luta nacional, Greve Geral, em todo o Brasil, contra as reformas da previdência e reforma Trabalhista.

Publicar (4)

O Sindicato dos Servidores públicos de Ouricuri (SINDSEP), Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ouricuri, Federação dos Trabalhadores de Pernambuco (FETAPE), junto com Fórum de Mulheres do Araripe, Grupo de Mulheres Jurema,Sindicato dos Servidores da Saúde (SINDSAÚDE), Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência ( SIDSPREV), Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEP), Movimento Sem Terra (MST),  Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e organizações de Base e de Apoio a agricultura familiar, além de Organizações dos municípios de Santa Cruz e Trindade realizaram, neste dia 28 de Abril, um ato de rua, repudiando as Reformas da Previdência e trabalhista, que visam tirar direitos de trabalhadores/as.

ótimas (4)

O ato teve início na Praça, Padre Francisco Pedro da Silva, Praça da prefeitura, e seguiu pela feira livre de Ouricuri, até o semáforo central da cidade. O trânsito parou durante 20 minutos,  várias pessoas fizeram falas, repudiando as reformas, que prejudicará trabalhadores/as, atingindo mais fortemente, os que possuem menores condições financeiras, mulheres, jovens, comunidades tradicionais e agricultores/as familiares serão bastante afetados/as. Os manifestantes seguiram em caminhada até agência da Previdência social, do município, onde o ato foi encerrado.

Para Analberga Lino, do SINDSEP, esse foi um movimento muito importante para toda a classe trabalhadora.            “ Precisamos cada vez mais, ir as ruas dizer não a esse desmonte dos direitos, que atingirá fortemente a classe trabalhadora” Afirmou a professora.

A avaliação por parte da organização do evento, é muito positiva, estima -se que participaram mais de 3.000 pessoas, o que mostra forte adesão da população, ao movimento,  envolvendo diversos seguimentos: Saúde, educação, agricultura familiar, sindicalistas, movimentos sociais, movimentos de mulheres, jovens urbanos e rurais.

Ainda nesta manhã, no sertão do Araripe, aconteceram atos de ruas, nos municípios de Bodocó, com estimativa de participação de 2.000 pessoas, e nos municípios de Exu e Araripina, a tarde será realizado, em Santa Filomena . Além de vários outros municípios do Brasil.

 


6/04/2017

Fórum de mulheres de Pernambuco se reúne no Araripe

publicado por

Com muita alegria e disposição, mulheres representando todas as regiões de Pernambuco, se reúnem no Território do Araripe nestes dias 06 , 07 e 08  de abril. O encontro do Fórum de mulheres de Pernambuco, tem como objetivo fortalecer a luta das mulheres em todo o estado, através das trocas de experiência de lutas, avaliação das ações, e planejamento de atividades e ações de incidência do Fórum para os próximos meses.

DSC_0008

O encontro começou com bastante alegria e empolgação por parte das participantes que trouxeram em suas falas, as principais pautas de luta, enfrentadas nos territórios de atuação.

“O sertão do Araripe é uma região muito extensa, temos mulheres que atuam em 11 cidades da região. É uma região em que ainda precisamos muito avançar na mobilização das mulheres, todavia temos muitas companheiras de muita luta e garra. Conta Tica de Nere, do Fórum de mulheres do Araraipe.

O encontro acontece no auditório do Caatinga, e segue até o dia 08, as mulheres trazem bastante resistência e força para continuar a luta, segundo as avaliações, no cenário nacional, os desafios aumentam a cada. E existe uma necessidade imensa de maior união, e fortalecimento coletivo.


9/03/2017

Mulheres fecham BR em Ouricuri

publicado por

Na manhã deste dia 08 de Marco, dia internacional da mulher, diversas manifestações aconteceram em todo o País. No sertão do Araripe Pernambucano, não foi diferente.

DSC_0039

Mulheres, jovens e homens que apóiam a luta se reuniram em frente o clube AABB de Ouricuri, vindos dos 10 municípios do Araripe, com muita animação, o grupo decidiu fechar a BR 316, como protesto contra a reforma da previdência anunciada pelo governo federal, a qual em breve será votada na câmara dos deputados. Foram em torno de duas horas de fechamento de BR com falas de mulheres de diversos seguimentos, segundo a policia Rodoviária federal o manifesto contou com a participação de quase mil pessoas.

DSC_0042

Um evento pacifico e colaborativo, os motoristas  esperaram pacientemente o manifesto terminar, as mulheres afirmavam que estavam ali em luta também pelos caminhoneiros. “Estamos aqui hoje, neste manifesto, por todas nós, e por vocês motoristas, pelos policiais que também sofrem com perdas de direitos” Disse Cláudia Xenofonte, do Fórum de mulheres do Araripe.

“As pessoas presentes gritavam palavras de ordem, com destaque para “Fora Temer”, “ “Mulheres na rua. Temer a culpa é sua” “Lugar de mulher é onde ela quiser” entre tantas outras. As mulheres afirmavam freqüentemente que 08 de Março não é dia de comemoração, mas de muita luta. “ Não viemos aqui comemorar, estamos em luta, principalmente contra a reforma da previdência que irá prejudicar toda a classe trabalhadora desse País, principalmente nós mulheres” Afirmou Vera Guedes do Fórum de mulheres. O Fórum de mulheres do Araripe e a Frente Brasil Popular, organizadores do evento avaliam como bastante positiva a adesão das pessoas e em breve estarão realizando outros atos no Araripe.


7/03/2017

Mulheres do Araripe param no 8 de Março

publicado por

8 de março

No próximo dia 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras, mulheres do mundo inteiro irão parar as suas atividades e sair às ruas em defesa dos seus direitos, aderindo à Greve Internacional de Mulheres. No sertão do Araripe, o fórum de mulheres e a Frente Brasil Popular convidam toda a população para um ato público, em protesto contra a reforma da previdência, a violência contra as mulheres, machismo. A concentração tem início as 7:30 da manhã, em frente a AABB. A previsão e entre 500 e 1000 pessoas que se deslocaram de todos os municípios do Araripe


19/12/2016

Caatinga celebra 28 anos e avalia ações com os parceiros

publicado por

Na manhã desta segunda feira (19), o Caatinga realizou seminário de apresentação de dados relacionados à agricultura familiar no território do Araripe, a pesquisa realizada pela equipe técnica da instituição visa levantar informações junto as comunidades camponesas, assessoradas pela organização, através das chamadas de ATER( Assistência  Técnica e Extensão Rural), com recorte nos temas de soberania alimentar, direito das mulheres , educação contextualizada e meio ambiente saudável.

Os dados foram levantados através de questionários aplicados junto às famílias assessoradas, pesquisa junto aos bancos, cooperativa de crédito, Conselhos municipais de Desenvolvimento rural e delegacia regional, no caso de dados oficiais de violência contra as mulheres.

Após esse levantamento foi realizada a tabulação dos dados e feito um comparativo com os anos anteriores. O objetivo de apresentar aos parceiros esses dados é analisar os resultados, entendendo como funciona a dinâmica da agricultura familiar no território.

dsc_0012

Após a analise os parceiros se dividiram em grupos por temas específicos para avaliar o trabalho realizado pelo Caatinga durante todo o ano e propor ações para o  próximo ano.

As análises e propostas serão trabalhadas pela equipe e diretoria do Caatinga durante o Planejamento anual que será realizado nos dias 21, 22 e 23 de Dezembro. Dentro das atividades de avaliação e planejamento, o Caatinga também celebra 28 anos de existência, neste dia 20 de Dezembro, com um seminário de análise de conjuntura e almoço agroecológico  servido aos participantes.


Próxima Página »

DoDesign-s Design & Marketing
ActionAidBrasil Sem MiseriaProRuralGoverno de Pernambuco
HSBC SolidariedadeUnião EuropéiaGEFFIDADom Helder Camara
PetrobrasMDS e MDABrasil - Governo Federal
P1+2CaixaFNMAMMABrasil - Governo Federal
ASAANAGente da TerraRESAB
Centro SabiáDiaconiaAbong