Email Caatinga via RSS Caatinga no Twitter Caatinga no Facebook

caatinga-ong-frutas

Experiências

11/01/2016

Com produção diversificada e boas ideias Seu Francisco de Assis e família fazem um bom uso da água para produção e consumo

publicado por

Familia de Seu Francisco

Na Fazenda São Francisco de Assis há 72 km de distância da sede do município de Parnamirim em Pernambuco, Seu Francisco de Assis junto com sua esposa dona Sebastiana Silveira e o filho Givanilson Gomes mantêm uma produção diversificada, criam animais, guardam sementes e cultivam frutas e hortaliças.

Além da diversidade, o que diferencia de fato esta de outras propriedades familiares é que Seu Francisco gosta de inovar. Pedreiro e agricultor, ele conseguiu interligar a água de suas tecnologias para melhorar e facilitar o manejo e economia de água para consumo doméstico, para as plantas e animais.

Leia a experiência na íntegra [aqui]


27/10/2015

“Quando a gente parou esse negócio de agrotóxico a vida melhorou”

publicado por

A afirmação é de seu João Guimarães que há 18 anos produz frutas e hortaliças sem uso de veneno

Foto_Elka_Macedo (1)

Na Fazenda Aboboeira, localizada no município de Santa Cruz no território do Araripe Pernambucano, quem passa perto da propriedade da família de seu João Guimarães avista o verde do quintal produtivo. Berinjela, pimentão, coentro, alface, espinafre, acelga, maracujá, mamão e tomate cereja são alguns dos cultivos que a família produz para consumo e venda.

Clique para ler o texto completo »


27/02/2015

Experiência: De volta à terra natal Seu Luiz e família, encontram qualidade de vida

publicado por

Nilza e luiz

Há dois anos, Luiz Pereira Caldas, 56 anos, voltou à cidade de Granito em Pernambucano depois de morar mais de 20 anos em São Paulo. Ao chegar no sitio Venceslau onde cresceu, à pedido de sua mãe que havia sido beneficiada com um barreiro-trincheira se dedicou à plantar. O oficio de agricultor que sempre correu nas veias de Luiz voltou a ser sua paixão e, pensando na qualidade de vida da sua família que ainda morava na capital paulista, trouxe-os para morar na pacata comunidade.

Leia experiência completa no link abaixo

candeeiro_pe_1967


23/02/2015

Experiência: cultivo pela fartura na mesa

publicado por

Dona Socorro e Seu Carlos produzem para segurança alimentar da família

 DSC_1044

No sorriso do casal Maria do Socorro Nascimento Silva, 56 anos, e Carlos José da Silva, 59 anos, pode-se ver a satisfação em lidar com a terra e dela tirar o alimento que vai para a mesa de sua família. Com alegria e dedicação, há dois anos, eles iniciaram a produção de hortaliças, legumes e frutas. São seis tarefas de terra que dedicam ao cultivo de diversas espécies vegetais, as outras 34 tarefas são de mata nativa que com apreço mantêm para preservar o canto dos pássaros e a vida de animais da caatinga.

candeeiro_pe_1966


29/11/2013

Empório Kaetéh – Um espaço de comercialização de produtos da agricultura familiar agroecológica

publicado por

kaeteh

Com o objetivo de promover a comercialização dos produtos da agricultura familiar, o Caatinga junto com a Copeagra criaram em 2004 o Empório Kaeteh. Inicialmente a ideia era comercializar produtos de agricultores e agricultoras e utensílios domésticos. Mas, em assembleia, no ano de 2009, os sócios/as perceberam que era inviável administrar esse volume de negócios e manter uma cooperativa. Clique para ler o texto completo »


Próxima Página »